DSC08513
30
dez
2015

Arroz com Lentilhas, Amêndoas e Cebolas Caramelizadas

Nem acredito que o ano passou tão rápido assim. Mas graças a Deus foi muito produtivo e com um sonho concretizado e indo a todo “vapor”.
Obrigada a cada um que passou na minha vida este ano e que me deu forças para realizar esse empreendimento.

INGREDIENTES:

02 copos de arroz lavados
01 cebola grande (ou duas se gosta de cebolas) picada em rodelas ou a Juliana
50 a 100 gr de queijo ralado (queijo meia cura ou tipo parmesão)
01 colher (sopa) de manteiga
Azeite
02 dentes de alho picados
Óleo
02 copos de lentilhas previamente cozidas (reserve a água para colocar no cozimento do arroz)
01 colher (sopa) de amêndoas cruas
Sal a gosto.

MODO DE FAZER:

Em uma panela leve a manteiga, o azeite, o alho picado, as cebolas fatiadas e as amêndoas para corar.
Caso esteja usando amêndoas já torradas deixe-as apenas uns minutinhos na manteiga só para pegar gosto e já retire e reserve.
Deixe a cebola e o alho atingirem a coloração um pouco mais que douradas, quase fritas). Assim que terminar de fritar a cebola e o alho, retire a maior parte dos temperos e da manteiga da panela (esta cebola vai decorar o seu arroz e para quem gosta pode fatiar uma quantidade maior de cebola frita).
Nesta mesma panela refogue o arroz com os temperos corados (cebola e alho na menor quantidade). Acrescente as lentilhas previamente cozidas, acrescente uma colher de chá rasa de sal, refogue e verifique o tempero. Acrescente um pouco mais de sal se desejar. deixe incorporar o sabor dos temperos, mexendo por uns dois minutos. Junte a água do cozimento da lentilha e acrescente água até que cubra o arroz (deixe mais ou menos um dedo de água cobrindo). Assim que a água começa a borbulhar, é o ponto certo para você verificar o ponto do sal. A partir deste instante, caso seja necessário corrija o sal (pode até acrescenta um pouco mais de lentilha se for o caso de ter passado o sal). Mexa somente uma vez o arroz. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe a panela parcialmente tampada até que baixe um pouco da água e depois pode tampar a panela. Quando a água evaporar e o arroz estiver cozido, acrescente a cebola frita com as amêndoas, o azeite e a manteiga regando sobre o arroz já no recipiente que vai levar a mesa. Sirva em seguida.
Rendimento: 05 a seis porções.

Deixe seu comentário

*