M120 195
01
jul
2020

Sopa de Cebolas Gratinadas

Até hoje não entendo como eu demorei tanto para fazer esta receita.
Meu Deus, é maravilhosa.
Um sabor incrível
Aqui eu não ensinei a fazer o caldo de carne (usei o de carne nesta receita).
Mas, aproveite a base de uma carne que estiver cozinhando ou assando e faça um caldo acrescentando legumes, como cebola, um dente de alho com casca, talos de alho poro ou salsão, cenoura e outros legumes que tiver ai. fica maravilhoso. E, pode usar em outras receitas.
Depois que fizer esta receita, me diga o que achou, curta e compartilhe e me marque nas redes sociais: Instagram @receitasdapaula e Facebook Receitas da Paula.
Há estava bem sumida por aqui, pois andei muito atarefada. Mas, com esta pandemia ando repensando toda essa correria e me deu vontade de voltar aqui e compartilhar receitas saborosas.
espero que gostem.

INGREDIENTES:

04 cebolas (mais ou menos 500 g) picadas em tirinhas finas (a Juliane)
02 colheres (sopa) de manteiga
01 a 02 colheres (sopa) de farinha de trigo
1/4 de xícara de vinho branco seco
02 litros de caldo de carne ou de frango (caseiro)
02 fatias de pão italianos (pães rústicos)
02 colheres (sopa) de queijo parmesão ralado na hora
Sal e pimenta do reino moída na hora a gosto.

MODO DE FAZER:

Em uma panela leve a manteiga e as cebolas fatiadas para corar. Deixe atingirem a coloração um pouco mais que douradas, quase fritas). Assim que terminar de fritar as cebolas, retires e deixe parte da manteiga da panela. Leva cerca de 30 minutos.
Nesta mesma panela, acrescente a farinha de trigo e deixe dourar um pouquinho. Acrescente o vinho e volte a cebola já dourada (fritinha) e acrescente quase todo o caldo e mexa bem para dissolver toda a farinha.
Caso seja necessário acrescente um pouco mais de caldo ou um pouco mais de farinha de trigo. Esta sopa tem que ficar cremosa.
Deixe cozinhar mexendo de vez em quando para ficar cremosa. Leva uns dez minutos.
Coloque uma pitadinha de pimenta do reino moída na hora se gostar e corrija o sal.
Acomode a sopa em canecas ou em um refratário fundo que possa ser levado ao forno e coloque sobre a sopa as fatias de pão e o queijo ralado e leve para gratinar em forno pre aquecido até que o queijo comece a derreter.
Caso queija dar um toque a mais, passe uma manteiga de ervas nas fatias de pão e esfregue um dente de alho amassado antes de colocar o queijo parmesão ralado para gratinar.
Sirva a sopa bem quente.

Deixe seu comentário

*