DSC05455
20
ago
2013

Matrinchã Recheada e Assada com Ervas ao Forno

Fiz este peixe assado, e ficou muito, mas muito bom mesmo !!!
Por isso, resolvi compartilhar com vocês.
espero que faça sucesso ai na sua casa.
Anote a receita e aproveite para fazer.
Este peixe além de ser saudável, é muito saboroso.

Agora é correr com as atividades por que a semana está no comecinho ainda e amanhã tem mais um Curso de Culinária Gourmet do blog. Ai que bom !!
E, se você também quer aprender a cozinhar ou quer aprimorar em alguma receita, entre em contato e olhe as postagens com as programações.

INGREDIENTES:

01 matrinchã (peixe de água doce) inteira limpa e sem escamas
01 cebola média cortada metade em rodelas e a outra metade bem picadinha
03 dentes de alho amassados
01 limão (suco)
Azeite
01 pimenta bodinha (opcional)
Uma pitada de alecrim
Uma pitada de orégano
Folhas frescas de manjericão
Sal a gosto
Meio maço de couve picada.
01 copo pequeno de farinha de mandioca
Papel alumínio

MODO DE FAZER:

Limpe bem e lave o peixe mantendo a cabeça e o rabo e retalhe o peixe (faça pequenos cortes paralelos). Isto vai fazer quebrar as espinhas e pegar mais tempero.
A Matrinchã é um peixe de água doce, muito saboroso, mas caso você não encontre, você pode usar este mesmo tempero e preparar um outro peixe da sua preferência. O pacu e as piraputangas, também ficam ótimos.

Pique metade da cebola bem miudinho, misture com dois dentes de alho amassados, o caldo do limão e as ervas secas juntamente com o manjericão picado.
Passe o tempero em todo o peixe, inclusive dento da cabeça. Se gostar do sabor, pode ser colocada a pimenta bode junto, uma unidade já vai dar um ótimo sabor.

Caso prefira você pode usar este mesmo tempero, batendo no liquidificador e depois misturando as ervas secas.

Lembre-se que a quantidade de sal, varia com o gosto da pessoa, caso consiga comer com uma menor quantidade deste tempero, o prato fica mais saudável ainda.

Mas, uma boa medida para se calcular a quantidade de sal é pesar os peixes previamente limpos (01 colher de sopa bem rasa para cada quilo de peixe).

FAROFA PARA RECHEAR O PEIXE:

Coloque um dente de alho amassado ou picado juntamente com a cebola e um fio de azeite ou manteiga na frigideira e deixe dourar.
Junte a couve picada e vá colocando a farinha aos poucos (coloque a quantidade que gostar). Salpique sal e mexa bem.

Depois da farofa pronta, recheie o peixe. Antes de levar para assar, embrulhe o peixe em papel alumínio. Deixe uns 40 minutos e depois abra o papel alumínio na parte de cima para que o peixe fique corado. Leva uma hora, a uma hora e vinte aproximadamente no total.DSC05452

Deixe seu comentário

*