peixe na grelha
24
mar
2013

Matrinchã Assada na Grelha

No domingo nada melhor que um churrasco ao lado da família e dos amigos.
Mas que tal se hoje além da carne você assar também uns peixes ??
A receita de hoje é muito fácil, e prática e, você vai se deliciar com o sabor.
Fica a dica.

INGREDIENTES:

03 matrinchãs (peixe de água doce) inteiros limpos e sem escamas
01 cebolas grandes cortadas em rodelas
02 dentes de alho amassados
02 limões (suco)
azeite
01 pimenta bodinha (opcional)
sal a gosto.

MODO DE FAZER:

Limpe bem e lave os peixes mantendo a cabeça e o rabo e retalhe o peixe (faça pequenos cortes paralelos, observe a foto). Isto vai fazer quebrar as espinhas e pegar mais tempero.
A matrinchã é um peixe de água doce, muito saboroso, mas caso você não encontre, você pode usar este mesmo tempero e preparar um outro peixe da sua preferência. O pacu e as piraputangas, também ficam ótimos.

pera assada 1

Bata o tempero no liquidificador e passe o tempero em todo o peixe, inclusive dento da cabeça. Se gostar do sabor, pode ser colocada a pimenta bode junto, uma unidade já vai dar um ótimo sabor.

Como a piraputanga é pequena, não compensa você fazer uma só, pois o sabor é tão bom, que todos vão querer experimentar.
Caso prefira você pode usar este mesmo tempero, sem bater apenas misturando os ingredientes, neste caso usando a cebola e o alho bem picadinhos.

Lembre-se que a quantidade de sal, varia com o gosto da pessoa, caso consiga comer com uma menor quantidade deste tempero, o prato fica mais saudável ainda.

Mas, uma boa medida para se calcular a quantidade de sal é pesar os peixes previamente limpos (01 colher de sopa rasa para cada quilo de peixe), com o suco de limão e o alho amassado. Passe o tempero em todo o peixe, inclusive dento da cabeça. Se gostar do sabor, pode ser colocada a pimenta bode.

Leve para assar na churrasqueira utilizando uma grelha.

Mas caso não tenha churrasqueira em casa, você pode assar o peixe no forno convencional, forrando a assadeira com papel alumínio.

Caso você tenha em mãos matrinchãs grandes, você pode inclusive recheá-las com farofa. Fica uma delícia.

Deixe seu comentário

*