M53 135
11
mar
2016

Bananada de Corte ou Bananada Cristalizada

Vai um docinho ai ?
Essa é uma receitinha que me lembra a infância e a tradicional s quitandas família mineira com sua fartura, aromas e sabores.
Me lembra as quitandas, as sobremesas variadas.
me lembra os doces da minha avó.
Pois bem, agora é só você ler o passo a passo e enfrentar as panelas.
São só dois ingredientes. mas tem que fazer o doce sem pressa, porque é lento para ficar ainda mais saboroso.

INGREDIENTES:

12 bananas nanicas maduras descascadas e cortadas em rodelas finas
02 xícaras de açúcar mais ou menos

MODO DE FAZER:

Primeiro cortar as bananas e colocar em um recipiente. Calcular a quantidade de açúcar que deve ser a metade da quantidade de bananas. Você pode pesar para facilitar.
Coloque a banana e o açúcar em um tacho de cobre ou em uma panela grossa e coloque em fogo médio e vá mexendo com uma colher de pau ou de bambu.
Assim que estiver bem quente e começar a borbulhar mexa por mais uns dez minutos e desligue. Espere esfriar e depois ligue novamente a panela e vá repetindo esse procedimento. Isso faz com que a cor do doce fique mais bonita.
Depois que esfriar novamente volte o doce para o fogo e mexa até “apurar o doce”. Ele vai ficando mais pesado, mais grosso e aparece o fundo da panela. Continue mexendo até que sinta que está bem consistente. E que não caia da colher quando faz o teste de virar uma quantidade. O doce deve ficar uma pasta firme. Assim que atingir esta consistência o doce estará pronto.
Salpique açúcar cristal em uma assadeira e coloque o doce sobre a assadeira.M53 075
Salpique açúcar cristal sobre ele. Espere esfriar bem e corte o doce.M53 076

Deixe seu comentário

*