DSC07769
14
nov
2014

Bacalhau Grelhado no Azeite com Batatas Coradas e Cebolas a Juliene

Nos dias que estou sem saber o que fazer para o jantar do final de semana, tenho que pensar um pouquinho antes de escolher a receita, porque…, se resolver perguntar, com certeza a resposta será BACALHAU rsrsr
Então, … lá vai mais uma receita para você.
Aproveite o feriado e faça. E, depois me conte o que achou.

INGREDIENTES:

500 g de bacalhau em postas (dessalgado)
02 tomates partidos em quatro ou seis partes
03 batatas cortadas pela diagonal em rodelas grossas
02 cebolas cortadas a juliane (bem finas)
03 ou 04 dentes de alho fatiados (bem finos)
Azeite extra virgem (mais ou menos 1/3 de xícara)

MODO DE FAZER:

Coloque uma boa quantidade de azeite em uma panela wok ou frigideira bem grande antiaderente e coloque o alho fatiado e as cebolas cortadas em lâminas finas para dourar bem e depois reserve.
Retire quase todo o azeite e coloque as rodelas de batatas para dourar também, vá virando de vez em quando, para que cozinhem neste azeite e fiquem coradas. Leva certa de cinco a dez minutos (depende da sua panela e do fogo). Retire as batatas e reserve. Certifique se seu bacalhau está bem dessalgado, caso esteja, você pode colocar uma pitadinha de sal nas batatas.
Na mesma panela ou frigideira onde fritou as cebolas, coloque o bacalhau para dourar as postas de bacalhau previamente dessalgado, de todos os lados, vire-os delicadamente para que não se desmanchem.
Quando o bacalhau estiver quase no ponto, tendo o cuidado ao virá-lo, para que não desmanche as postas, mantenha as postas em um lado da frigideira e coloque as batatas, de outro lado, os tomates e volte as cebolas e o alho. Verifique a necessidade de colocar sal ou não.
Escolha uns pratos bonitos para fazer a montagem individual.

Rendimento: serve três pessoas.

* O melhor é utilizar o bacalhau em posta dessalgado em pelo menos três dias (ver a dica para dessalgar em tópico das dicas).

Deixe seu comentário

*