DSC03916
06
abr
2013

Arroz com Costelinha de Porco

Como toda mineira, simplesmente adorooo uma carne de porco e quero hoje compartilhar com vocês esta receita que fica muito boa!!

E, bom também que pode ser servido como prato único, mas para não abusar, como uma saladinha antes e sirva de acompanhamento uma couve refogada à moda Mineira.

Então, depois é só saborear !!! Bom apetite !!

INGREDIENTES:

400 g de costelinha de porco cortada em pedaços
03 copos de arroz mais ou menos
02 cebolas picadas
06 dentes de alho picados
02 limões (caldo) de preferência limão china (também conhecido como limão rosa)
Óleo
Cheiro verde a gosto
02 pimentas bode ou pimenta de cheiro
01 pitada de açafrão (caso seja necessário)
Cheiro verde à gosto
Sal a gosto

MODO DE FAZER:

Coloque em uma panela a costelinha de porco picada, o alho picado , sal, o limão e a pimenta bode e deixe pegar os temperos por aproximadamente meia hora. Não é necessário acrescentar óleo.

O cálculo do sal normalmente é uma colher (de sopa bem rasa) para cada quilo de carne.
Leve ao fogo mexendo de vez em quando até corar (fica bem fritinha a carne de porco).
Quando estiver corada, acrescente a cebola e deixe refogar, e depois vá colocando pequenas quantidades de água (como uma xícara de café).

Quando a carne estiver bem macia e sequinha sem caldo algum (escorra o excesso de gordura se tiver muita), coloque o arroz cru lavado e uma pitada de açafrão. O óleo você só vai colocar se for necessário e se conseguir tirar toda a gordura da carne de porco.

Deixe incorporar os temperos. Depois de refogado verifique o tempero, e se necessário coloque mais um pouquinho de sal. Acrescente a água até que cubra o arroz, deixando passar mais ou menos um dedo. Coloque mais se necessário até que o arroz esteja cozido.

Na hora de servir acrescente o cheiro verde picado. Sirva quente como prato único, e apenas uma salada de folhas verdes, e uma boa farofa de cebola, ou farofa de banana.

A couve refogada e a mandioca cozida também combinam bem com este prato.

Bom apetite !!

Deixe seu comentário

*