img_4366
01
jul
2017

Bifum Cremoso com Carnes e Shiitake

A sugestão para o cardápio de hoje é um prato diferente. Um delicioso prato único e, que aquece a alma nos dias frios do inverno (se já começou ai na sua cidade).
E, para quem ainda não experimentou e não sabe o que é bifum. Ele é um macarrão bem fininho de arroz que cozinha muito rápido. Leva apenas um minuto.
Vale a pena experimentar.
Faça e depois me conte o que achou. E, se gostar, curta, compartilhe com os amigos e não deixe de marcar o Receitas da Paula nas redes sociais.

INGREDIENTES:

01 pacote de bifum
01 bandeja de shiitake fresco ou 10 g de shiitake desidratado e reidratado (ou a gosto)
03 dentes de alho picados ou amassados
200 g de iscas de filé bovino
200 g de iscas de filé ou pernil suíno
01 litro de caldo de carne
01 xícara (café) de vinho tinto seco
02 colheres (sopa) de farinha de trigo
02 colheres (sopa) de manteiga
01 colher (sopa) de azeite
01 cebola picada (ou cortada em gomos)
Cheiro verde picado a gosto
Sal a gosto

MODO DE FAZER:

Em uma frigideira pequena coloque uma colher de sopa de manteiga e junte a farinha de trigo e deixe dissolver até incorporar tudo. Retire e dissolva em uma xícara de caldo de carne.
Este caldo de carne você deve usar de preferência de um caldo de carne de cozimento de uma carne de panela que tenha feito. Guarde os caldo no freezer para as receitas. Muito mais saudável que usar os caldos prontos.
Em uma panela coloque o alho, o azeite e ou a manteiga e deixe o alho começar a corar e junte o filé e a carne suína picada (ou use outro corte suíno da sua preferência). Não fique mexendo para não juntar água. Assim que corar vire as carnes. Quando estiverem bem fritinhas as carnes salpique uma pitada de sal.
Lave o shiitake e pique em fatias. E, caso esteja usando o shiitake desidratado, lave bem e reidrate em uma xícaca de agua fervente por cinco minutos.
Deixe refogar o shiitake na mesma panela das carnes por uns três a quatro minutos e, junte o caldo de carne reservando uma xícara desse caldo para dissolver a farinha.
Dissolva a farinha com a manteiga no caldo restante, incorpore no molho e vá mexendo até que este caldo fique cremoso. Acrescente o vinho tinto e o cheiro verde, desligue a panela e sirva em seguida.
A parte coloque uma panela alta com três litro de água para ferver e coloque o bifum e deixe por apenas um minuto. Retire e escorra bem a água.
Misture o bifum no caldo cremoso que fez.
Sirva como prato único ou apenas com uma salada.

Deixe seu comentário

*