IMG_7688 (1)
17
jun
2017

Ambrozia de Família

Que delícia é degustar uma porção desta sobremesa e logo vir as memórias da infância.

As boas lembranças de família reunida. Experimente você também e depois me conte o que achou.

INGREDIENTES:

03 litros de leite (de saquinho ou in natura)
500 g de açúcar (mais ou menos)
01 pote de doce de leite
02 ramas de canela em pau
06 ovos

MODO DE FAZER

Coloque no tacho o açúcar e deixe caramelizar. Acrescente as ramas de canela e dois litros de leite. Junte o doce de leite e misture bem e deixe ferver. Assim que ferver coloque um prato de porcelana ou de cerâmica dentro do tacho para evitar que o leite derrame na fervura. Deixe ferver por uns vinte minutos a meia hora ou até que o açúcar se dissolva e consiga a cor desejada para o doce. Deixe em fogo médio até reduzir pela metade. Mexendo de vez em quando. Bata as claras em neve e acrescente as gemas e bata até obter um creme.
Coloque os ovos batidos sobre o leite reduzido com cuidado e deixe cozinhar em fogo baixo, sem mexer. Quando começar a cozinhar os ovos começam a subir levemente até que estoura (isso parece que faz um furo quando ferve).
Vá colocando o litro de leite que sobrou aos poucos. E vá deixando ferver e cozinhar os ovos em fogo baixo.
Faça um corte em cruz bem devagar. E mais alguns cortes com cuidado. Caso seja necessário vire as (espumas de leite que se formaram com os ovos) usando uma escumadeira com cuidado para que os ovos não se quebrem demais. Repita este processo, colocando o leite reduzido sobre os ovos (fica como uma espuma grossa).
Sirva este doce gelado ou em temperatura ambiente.

Deixe seu comentário

*