DSC08591
21
fev
2015

Cupim de Sol Assado

Eu sou uma “carnívora” assumida, não nego. Mas cada vez mais tenho diminuído a quantidade de carnes nas refeições.
Comer com moderação e praticando os exercícios físicos regularmente, não preciso me privar do que gosto (quase tudo rsrs).
Mas, vamos anotando a receita de hoje, porque é saborosa.

INGREDIENTES:

01 kg de cupim de sol manteado (abra como um bife bem grosso)
02 cebolas cortadas em gomos (pedaços grandes) (ou umas seis cebolas pequeninas inteiras)
06 a 08 dentes de alho inteiros com a casca
01 colher (sobremesa) rasa de sal ou a gosto
Uma pitada de alecrim desidratado ou in natura
02 folhas de louro
Papel alumínio

MODO DE FAZER:

Cubra a assadeira com o papel alumínio sobrando nas laterais com o tamanho suficiente para fechar bem e cobrir toda a carne.
Sobre o papel alumínio aberto coloque as cebolas cortadas e os dentes de alho com a casca mesmo.

Caso não consiga achar o cupim de sol já manteado, abra a peça deixando uma manta de carne com pelo menos um dedo de espessura. Coloque o sal fino sobre a carne espalhando bem (use um pouco mais se necessário). Isso porque você, deve espalhar o sal por toda a superfície da carne. Coloque esta carne manteada e salgada (o cupim) sobre uma grelha e a grelha sobre uma assadeira e deixe esta carne no sol forte por pelo menos umas quatro horas virando de vez em quando. Ela vai pingando e secando. Depois de pronta lave bem a carne antes de preparar.

Sobre esta “cama” de cebola e alho coloque a manta de cupim, Coloque o alecrim e as folhas de louro e feche bem o papel alumínio.
Deixe em forno brando (mais ou menos entre 160 a 180 graus) por duas horas.
Abra o papel alumínio e retire a gordura que ficou na assadeira. Verifique se o cupim já está bem macio. Caso não esteja, cubra novamente com o papel e deixe mais meia hora.
Assim que certificar que carne já está bem macia e cozida, volte ela para o forno, descoberta e aumente a temperatura para 200º e deixe uns quinze minutos para corar.
Sirva quente.

Deixe seu comentário

*