DSC08539
20
jan
2015

Pão Caseiro Integral com Nozes

Para você que gosta de preparar também seus pães. Segue esta receita que você fará sem mistérios.
É só acompanhar o passo a passo e tenha sempre em mãos os ingredientes e com uma reserva, para o caso de precisar um pouco mais de um ou de outro item da ista.

INGREDIENTES DA MASSA:

01 xícara de água morna
1/2 de leite desnatado morno mais ou menos
02 xícaras de farinha de trigo integral fina (completar as xícaras usando a farinha ou farelo de tricô e aveia, farinha de aveia, linhaça, etc.)
02 xícaras de farinha de trigo branca
01 colher (sopa) de fermento biológico seco um pacotinho de 10 g
1/2 colher (chá) de sal marinho ou sal
01 colher (chá) de alecrim seco para a massa
01 colher (chá) de açúcar mascavo
02 colheres (sopa) cheia de nozes picadas
02 ovos
01 colher de óleo vegetal para untar a bacia

MODO DE FAZER:

Junte em uma bacia, todos os ingredientes secos, misture e acrescente aos poucos a água e o leite morno, mexendo bem até obter uma massa homogênea. Acrescente as nozes picadas e um ovo. O outro ovo quebre em um recipiente pequeno e bata um pouquinho com um garfo ou fouet. Reserve uma parte deste ovo e, o restante acrescente a massa.
Vire a massa sobre uma superfície polvilhada com farinha e amasse bem (sove), adicionando farinha até que solte das mãos e fique lisa e elástica. Amasse por cerca de quinze minutos. coloque a massa para descansar em uma bacia plástica untada e cubra com plástico também untado para que não resseque a massa e deixe crescer até dobrar de tamanho.
Vire a massa sobre uma superfície lisa e amasse mais um pouco, para deixar a massa uniforme. Divida a massa, abra em um retângulo grosso e dê uma enrolada formando os pães e coloque em forma previamente untadas e enfarinhadas (unte e enfarinhe com farinha integral ou de aveia). Pincele os pães com a parte do ovo ligeiramente batido.
Deixe crescer a massa até dobrar de tamanho e leve para assar por cerca de 40 minutos em forno pré-aquecido de 180 a 200 º (o tempo vai depender do seu forno, pode assar mais rapidamente). Os pães devem ficar parcialmente dourados.

3 comentários

  1. MÁRCIA REGINA CRUZEIRO MAGALHÃES MAGALHÃES 3 de fevereiro de 2015 at 19:03 #

    Fiz essa receita , maravilhosa como toda as receitas do site.
    Parabéns Paula.

    • Paula 4 de fevereiro de 2015 at 16:37 #

      Obrigada Márcia !! Fico muito feliz que tenha gostado.
      Preciso até fazer novamente querida. Aqui também é sucesso garantido.
      Bjss e apareça sempre.

  2. marinez Hummel 1 de julho de 2019 at 9:24 #

    Bom dia! Amei essa receita Paula. Infelizmente não moro mais em Roo para fazer seus cursos.Gostaria imensamente de Aprender os pães artesanais. Você não tem como vender as apostilas ou dar um curso virtual? Beijos e parabéns pelo sucesso.

Deixe seu comentário

*