DSC08293
20
dez
2014

Arroz de Festa com Champanhe

Chegou a hora da escolha do arroz que vai acompanhar seu assado, peru, pernil suíno ou de cordeiro.
Com o bacalhau também vai ficar ótimo. Este arroz é um curinga e combina bem com vários outros pratos. Simples, e muito saboroso.
Experimente e depois me conte o que achou.

INGREDIENTES:

02 copos de arroz lavados
01 cebola bem grande (ou duas se gostar de cebolas) picada em rodelas ou a Juliane
01 colher (sopa) de manteiga
01 colher (sopa) de azeite
02 dentes de alho picados ou amassados
01 colher (sopa) de óleo (se necessário)
01 cálice de champanhe ( espumante brut, ou pró seco)
01 colher (sopa) de amêndoas cruas
Sal a gosto.

MODO DE FAZER:

Em uma panela leve a manteiga, o azeite, o alho picado, as cebolas fatiadas e as amêndoas para corar.
Caso esteja usando amêndoas já torradas deixe-as apenas uns minutinhos na manteiga só para pegar gosto e já retire e reserve.
Deixe a cebola e o alho atingirem a coloração um pouco mais que douradas, quase fritas). Assim que terminar de fritar a cebola e o alho, retire a maior parte dos temperos e da manteiga da panela (esta cebola vai decorar o seu arroz e para quem gosta pode fatiar uma quantidade maior de cebola frita).
Nesta mesma panela refogue o arroz com parte dos temperos corados (cebola e alho na menor quantidade). Acrescente a champanhe (ou espumante), deixe incorporar o sabor dos temperos e acrescente sal a gosto. Junte água até que cubra o arroz (deixe mais ou menos um dedo de água cobrindo). Mexa somente uma vez. Quando levantar fervura, abaixe o fogo e deixe a panela tampada. Quando o arroz estiver cozido, transfira para a travessa ou refratário que vai levar a mesa, acrescente a cebola frita e as amêndoas regando com a manteiga do refogado. Sirva em seguida.
Rendimento: 05 a seis porções.

Deixe seu comentário

*