Blog Receitas da Paula (1)
23
ago
2014

Escolha a sua Receita predileta e o vinho que combine, saiba mais:

Mais uma contribuição para o blog com dicas de harmonização, porque quem é quem nunca teve uma dúvida sobre qual vinho escolher para a sua receita predileta ou para o cardápio escolhido ??
Dicas de leitor seguidor. E você porque não manda suas receitas com fotos ?? Entre em contato que será sempre muito bem vindo.
Então leia e veja os links sugeridos e saiba um pouco mais, afinal é sempre muito bom aprender.

Conheça algumas dicas de harmonização de vinhos

A combinação entre vinho e comida se mostra perfeita desde muitos séculos atrás. Um é o acompanhante perfeito do outro. A tradição de ter sempre um bom vinho nos momentos de desfrute de uma bela refeição atravessa gerações, e, ainda hoje, é mantida com muita firmeza e prazer.

Ao longo do tempo, o vinho, assim como a gastronomia, foi ganhando novos contornos com a descoberta de novas técnicas de cultivo, novos produtos utilizados na sua elaboração, novas maneiras de combinação de uvas, etc. A partir disto, uma variedade quase infinita de vinhos começou a ser produzido. Atualmente, os sabores, os aromas, as características de cor, acidez e corpo dos vinhos são inúmeros.

É por isso que todo amante do vinho já se pegou na situação de dúvida a respeito de como fazer harmonização de vinhos, ou seja, qual vinho escolher para harmonizar com determinado prato. Ou o contrário: que receita escolher para desfrutar com aquele vinho especial guardado na adega? Nessas horas, devido ao grande número de possibilidades de harmonização com os alimentos, estar por dentro da cultura do vinho se faz bastante necessário.

Quando se trata de um universo tão plural e multiforme como o vinícola, estabelecer regras é sempre perigoso, segui-las cegamente, então, pode resultar experiências genéricas e não tão prazerosas. Mas, por estar inserido em um mundo de tradições fortes, o vinho têm algumas especificações básicas para sua harmonização que foram sendo adquiridas pela experiência ao longo do tempo.

De maneira geral, pode-se dizer que:

• Sabores similares se complementam perfeitamente: se for comer um prato com molhos a base de limão, ou alguma fruta cítrica, a pedida é um vinho também com características cítrica, como um Sauvingon Blanc, por exemplo.

• Os frutos do mar combinam melhor com os vinhos brancos: quase sempre, as bebidas de castas brancas são ótimas pedidas para peixes, camarão e mariscos. Exceções existem: um bacalhau ou um salmão, dependendo do preparo, pode acompanhar bem um tinto jovem não muito exagerado, como o PinotNoir, por exemplo.

• Harmonizar com a característica principal do prato: se for comer uma carne com molhos, dê preferência aos vinhos que combinam melhor com o tipo de molho a ser servido. Molhos vermelhos e de carne, por exemplo, caem melhor com um Merlot ou Cabernet Sauvignon.

• Os tintos sempre vão melhor com carnes. A casta, entretanto, pode variar com o corte da carne.Syrah, Trempanillo e castas com taninos fortes são ótimas pedidas.

• Comidas com muita pimenta vão melhor com vinhos cujo nível de álcool é menor e com bastante frescor.

• Os espumantes são flexíveis e vão bem com diversos pratos, mas a sua excelência se dá quando servidos como aperitivos, harmonizando muito bem com queijos de massa branca, como o Brie e o Camembert.

Dito tudo isto, não se deixe limitar. O vinho, assim como quase tudo na vida, é uma questão de gosto. O melhor a fazer é seguir os seus instintos e tentar novas experiências. Use o seu bom senso, molde a harmonização ao seu gosto, sempre evoluindo aos poucos e no final se permita novas descobertas.

Este post foi escrito pelo Clube dos Vinhos. Se você tiver interesse em receber vinhos em sua casa e aprender mais sobre harmonização, confira o site e faça parte do clube!

Referências:

http://revistaadega.uol.com.br/artigo/o-que-combina-com-meu-vinho_1657.html
http://www.notasdesabor.com.br/receitas/guia-harmonizacao-de-vinho/#sthash.jE9GAVFW.dpbs
http://www.vinhosnet.com.br/paginas.php?codigo=19
http://www.academiadovinho.com.br/_deg_harmonizacao.php

Deixe seu comentário

*