Culinária - Paula (16)
08
ago
2014

48º Curso de Culinária do Blog Culinária Árabe

Já estamos quase no meio do mês de agosto e o ano está passando muito rápido. E graças a Des tem muito trabalho por aqui.
Estas três semanas que antecederam foram ministrados dois cursos por semana e eu sem tempo de escrever um Editorial bonito, gostoso de ver e que represente para você que gosta de aprender lendo o que é participar destes cursos de culinária.
Com muita interação, participação, descontração, muita comida e noite super agradável.
E este Curso Gourmet do blog ocorreu no dia 31 de julho – Culinária Gourmet, “Cozinha com Sabor”, com muito sabor. Sabor de raízes, é a Culinária Árabe.
Pratos que são recorrentes aqui em casa e na família.
E é até difícil comentar, se passaram poucos meses que perdi minha avó, a matriarca da família. A inspiradora e uma das responsáveis pelos sabores e aromas dos pratos da culinária árabe que saem do forno e fogão daqui de casa. Sim, foi com ela que aprendi a fazer o quibe, o charuto e muitas outras delícias da culinária árabe.Culinária - Paula (12)
fotógrafa Cláudia Letícia Santiago Gamarra
E através dela conheci outros pratos, doces e salgados. Alguns que para crianças eram meio estranhos, inusitados (comer doce de macarrão!!! ??? Será que é mesmo bom ? Mas ela tinha um jeitinho todo especial para nos apresentar os pratos diferentes e acabávamos por experimentar e lógico apreciar.Culinária - Paula (14)
fotógrafa Cláudia Letícia Santiago Gamarra
O fato é que muitas receitas aprendi vendo ela fazer repetidas vezes com técnica, paciência e precisão e, muito, muiiiito amor em tudo que fazia.
Outras receitas fui desenvolvendo a minha maneira, mas mantendo o sabor e o aroma que sempre me agradaram desde a infância.
E nesta altura não sei se já repararam na qualidade destas fotos!!! É que hoje tive o prazer de receber aqui em casa uma querida!! A fotógrafa Cláudia Letícia Santiago Gamarra que traduziu em suas lentes e olhos apurados ângulos e luzes melhores para representar o sabor que ainda não pode chegar ai na sua casa, mas que aguça com certeza o paladar.
A beleza das fotos era tanta que ficou difícil escolher algumas para publicar aqui. Amei a sensibilidade que ela tem para fotografar. Obrigada querida ??
Foram ao todo oito receitas típicas contando com a sobremesa.
E, ficou tudo muito bom !!! rsrrs, pelo menos foi o que os alunos falaram no final, e ficaram de encaminhar suas fotos depois. Estou aguardando!!
Também como nos cursos anteriores, durante toda a aula as participações são constantes com perguntas, e trocas de experiências. Informações sobre endereços onde comprar produtos e utensílios para a cozinha. No curso, mais que ensinar procuro mostrar o que pode ser facilitado. Encurtar caminhos, diminuir o tempo de preparo. Tento mostrar que na cozinha não podemos ter medo de enfrentar as panelas. E que tudo, mas tudo mesmo, para ficar bom, tem que ser feito com prazer.
Além de aproveitamento de tempo, acabamos trocando informações com congelamento e descongelamento e outras dicas preciosas, que eu também aprendo. Isso é muito bom e realmente não tem preço. São as trocas de experiências.
E para se conseguir um bom resultado nas receitas, é bom ir experimentando os temperos, verificando o ponto do cozimento, o tempo do forno, o sabor. Tem que trabalhar os sentidos. Afinal, para um bom resultado na culinária é preciso tentar, fazer, pesquisar. Realmente, é um aprendizado constante.
A escolha dos ingredientes é super importante para garantir um bom resultado final.
Neste curso o formato ficou diferente, foram três entradinhas, uma salada, além do quibe de carne cru e assado (tinha uma grávida no curso que não poderia comer a carne crua).
E teve também o charutinho de folha de uva e uma sobremesa típica.
BABAGANUCHE – Pasta de Berinjela – passo a passo com as técnicas de preparo e dicas. E o resultado … sabor!!!Culinária - Paula (4)
fotógrafa Cláudia Letícia Santiago Gamarra
HOMUS – Pasta de Grão de Bico – sou suspeita, porque gosto “desde sempre”, mas ficou muito saboroso.Culinária - Paula (5)
fotógrafa Cláudia Letícia Santiago Gamarra
COALHADA SÍRIA – Este mostro o resultado e ensino o passo a passo que deve ser feito antes, com pelo menos 36 horas para chegar ao ponto. E fica uma delícia !!Culinária - Paula (1)
fotógrafa Cláudia Letícia Santiago Gamarra
TABULE – com grãos especiais e ingredientes selecionados com os temperos ao seu gosto. Não tem como ficar ruim.Culinária - Paula (3)
fotógrafa Cláudia Letícia Santiago Gamarra
QUIBE CRU – passo a passo para a receita com várias dicas e sugestões para as variações que este prato resulta. Com sugestões de preparo.Culinária - Paula (17)
fotógrafa Cláudia Letícia Santiago Gamarra
QUIBE ASSADO – esse foi servido de forma simples, por opção das alunas do curso, mas ele pode receber uma enorme variação de recheios e sobre isso falamos bastante.Culinária - Paula (2)
fotógrafa Cláudia Letícia Santiago Gamarra
CHARUTINHO DE FOLHA DE UVA – Passo a passo da receita com toda a técnica de preparo que facilita a apresentação final. E o sabor inigualável.Culinária - Paula (12)

Culinária - Paula (10)
fotógrafa Cláudia Letícia Santiago GamarraCulinária - Paula (25)
fotógrafa Cláudia Letícia Santiago Gamarra
KUNAFA – Uma deliciosa sobremesa árabe, com todas as preciosas dicas de apresentação do prato.Culinária - Paula (26)
fotógrafa Cláudia Letícia Santiago GamarraCulinária - Paula (27)
fotógrafa Cláudia Letícia Santiago Gamarra
E o resultado final ficou muito saboroso. E foi feito com prazer, e tentando pelo menos fazer uma boa apresentação dos pratos, tentando dar um charme na hora de servir para aguçar ainda mais a vontade de apreciar a refeição. Mas o aroma do prato tem que agradar ao paladar.Culinária - Paula (21)
fotógrafa Cláudia Letícia Santiago Gamarra
E, mesmo em pratos mais simples, você pode dar um toque especial e um charme a mais na decoração, nos temperos e na forma de servir. Que tal experimentar da próxima vez ?
Além do mais no dia a dia todo mundo quer ser prático e rápido sem perder o sabor.
E conta muito a escolha dos ingredientes, selecionados, frescos e de ótima qualidade para dar mais sabor aos pratos.
Já mencionei aqui que a ideia do curso é que as pessoas percam o medo de enfrentar as panelas, buscar temperos que antes não ousava ou não sabia usar, que façam e experimentem e substituam os ingredientes quando for necessário.
Tentei explicar procedimentos que facilitam e economizam tempo no preparo e outros tantos que enriquecem o sabor.
E, mais uma vez e graças a Deus deu tudo certo e o aroma e sabor experimentado e degustado cativou cada aluna do curso. Ainda bem, sinal que a agenda continuará e continua, porque já tem mais agendamentos de cursos. Entre na fan page e confira e responda a enquete, dê sua opinião, participe.
Os cursos que tenho ministrado, são para jovens e adultos, homens e mulheres. Então se você também tem vontade de aprender, não perca tempo.
E continuo precisando da ajuda de vocês para a divulgação do blog, então vamos combinar eu continuo tentando me aprimorar, publicando variadas receitas todas testadas e experimentadas e, você ajuda na divulgação contando para seus amigos e amigas sobre o blog, curtindo a fan page Receitas da Paula e mandando suas receitas prediletas com fotos que eu publicarei.
E Já tem mais cursos programados nesta próxima quarta feira, dia 13/08 (Curso de Peixes serão três pratos diferentes), no dia 20/08 tem curso de Bolos e Nacked Cake.
Nos dias 29 e 30 de agosto tem um curso em parceria com uma nutricionista conceituada aqui na cidade e será um curso de treinamento para funcionárias domésticas e para donas de casa com uma palestra sobre nutrição, higienização e preparo dos alimentos, se você também se interessar mande mensagem com nome e telefone.
E, lembre-se por enquanto cursos só em Rondonópolis – MT.
Outras informações na página do facebook: https://www.facebook.com/pages/Receitas-da-Paula/431150363638084?fref=ts – Receitas da Paula.
E você pode acompanhar o blog também pelo Instagram: @receitasdapaula
Participe também encaminhando suas receitas com fotos que eu terei o maior prazer em publicar.

Deixe seu comentário

*