20131026_131159
01
nov
2013

Charutinho de Repolho

Este é mais um prato típico da culinária árabe. Charutinho de folha de repolho.
Prato tradicional que eu adoro desde muito pequena.
Habituada a experimentar coisas boas, diferentes e de diversos países, me fez ficar ainda mais interessada em desenvolver receitas.
Mas, você também pode me ajudar encaminhando dicas e receitas com fotos que eu publico com o maior prazer.
E, se gostar das minhas receitas, curta e compartilhe e ajude a divulgar o blog.

INGREDIENTES:

01 cabeça de repolho verde grande (repolho inteiro ou duas se não estiver firme e bonita)
500 g de carne moída (patinho moído duas vezes)
200 g de arroz cru
01 colher (sopa) de sal
01 limão espremido
02 dentes de alho amassados
04 a 05 dentes de alhos com a casca
01 pimenta bode sem sementes e bem picada
02 tomates picadinhos
02 cebolas médias picadas bem miúdas
01 tablete de caldo de galinha
Azeite extravirgem
Cheiro verde a gosto

MODO DE FAZER:

Coloque o repolho inteiro em uma panela e cubra com água e leve para aferventar. Depois de alguns minutos de fervura e você perceber que ele já cozinhou, retire do fogo e deixe esfriar.
Faça um corte, rente ao talo e com cuidado, vá retirando as folhas cuidadosamente, para não quebrarem, escorra, separe-as e reserve.
Depois que retirar todas as folhas, retire aqueles que tem os talos mais grossos e reserve (tanto os talos quanto as folhas).
Misture os demais ingredientes (menos o caldo de galinha) e acerte o tempero, mantenha na geladeira, e vá tirando algumas porções, colocando em uma peneira, para que escorra um pouco do líquido que se junta.
Abra cada folha, coloque uma porção de recheio na parte mais larga da folha, deixando um espaço nas laterais, comece a enrolar tomando o cuidado para dobrar as pontas das folhas e as laterais para que não escape o recheio.
Pegue os talos que reservou e coloque no fundo de uma panela e um tomate cortado em quatro partes. Disponha os charutinhos uns dos outros bem apertadinhos. Coloque os dentes de alho com casca em alguns espaços. Faça camadas até finalizar, regue um fio de azeite. Coloque sobre os charutinhos as folhas que sobrarem.
Ferva dois litros d’água e acrescente o tablete de caldo de galinha., quando ferver coloque delicadamente sobre os charutinhos e leve para cozinhar nesta mesma panela, por aproximadamente 25 minutos a meia hora (tempo de cozimento do arroz). Tire com cuidado um dos charutinhos e verifique se já cozinhou. Sirva quente.

Deixe seu comentário

*