Bacalhau da Dinda
21
maio
2013

Editorial sobre Bacalhau

O Bacalhau é um peixe salgado, seco e naturalmente preparado, conservando todas as propriedades do peixe fresco.
É nutritivo, saboroso, de fácil digestão, rico em minerais e vitaminas, e com colesterol quase zero.
É saudável e totalmente natural.
baca foto

Tipos de bacalhau salgado e seco, respectivos cortes e espécies de peixe.tipos de bacalhautipos bacalhau 2tipos baca 3tipos baca 4tipos baca 5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tabela de nutrientes por 100g de parte comestível de bacalhau:

Proteína 38g
Gordura 1g
Cálcio 60mg
Ferro 1,6 mg
Vitamina B:
Tiamina
Riboflavina
Niacina 0,01 mg
0,20 mg
2,4 mg
Porção comestível 85%
Água 40g
Energia Kcal/KJ 160/170

Existem 5 tipos diferentes de peixes salgados secos no mercado brasileiro (que são denominados bacalhau): Cod Gadus Morhua, Cod Gadus Macrocephalus, Saithe, Ling e Zarbo.

baca cod 1 ebaca cod 1ling 3 e

 

 

 

 

ling 3zarbo 4 ezarbo 4

 

 

 

O Cod Gadus Morhua é o Legítimo Bacalhau. É pescado no Atlântico Norte e considerado o mais nobre tipo de bacalhau. Tem coloração palha e uniforme quando salgado e seco; quando cozido, desfaz-se em lascas claras e tenras, de sabor inconfundível e sublime. É o bacalhau recomendado em todos os pratos da cozinha internacional.

O COD Gadus Macrocephalus, ou Bacalhau do Pacífico, é semelhante em aspecto com o Cod Gadus Morhua. Seu habitat é o Pacífico Norte.
É um peixe claro e tem sido vendido em muitos pontos de venda, devido à semelhança, como sendo Legítimo Porto. Não é fácil diferenciar um do outro: uma das formas é observando bem o rabo e as barbatanas – se tiverem uma espécie de bordado branco nas extremidades, é Macrocephalus. Outra forma é pela coloração: o macro é um peixe bem mais claro (quase branco) que o Legítimo Porto.

Os demais: Saithe, o Ling e o Zarbo estão em uma classicação entre o bacalhau e o peixe seco até que se resolva de vez este impasse, vamos.

O Saithe é um tipo mais escuro e de sabor mais forte. É o tipo mais importado atualmente e é o campeão de vendas no Nordeste brasileiro. É utilizado para bolinhos, tortas, mexidos, saladas e ensopados de bacalhau.

O Ling é bem claro e mais estreito que os demais. Tem um bom corte e é muito apreciado no Brasil. Sua carne é clara, bonita e muito boa para grelhar.

O Zarbo é um peixe pequeno e claro, que se adapta bem ao corte transversal e tem muito boa rentabilidade.baca foto 2

Deixe seu comentário

*