DSC03609
13
mar
2013

Lagarto Frio

Final de semana chegando !!!

Aproveite para fazer esta receita, prática e muito saborosa. Aqui em casa adoramos para o lanche da tarde com um pão francês fresquinho. O maior trabalho é fatiar a carne em lâminas bem finas, mas você pode conseguir um lugar onde possam fatiar esta carne.
Bom apetite !

INGREDIENTES:
01 lagarto inteiro temperado (previamente cozido em panela de pressão, mas que esteja ainda firme) (cortado em lâminas bem finas)
Reserve o caldo da carne para acrescentar depois ao molho
04 tomates cortados em cubos pequenos
03 dentes de alho picados
03 cebolas cortadas em rodelas
01 maço de cheiro verde picado
½ pimentão em rodelas (verde e vermelho) – opcional
Azeitonas verdes e pretas picadas
½ copo de vinagre
½ copo de óleo
01 colher (sopa) de azeite
02 folhas de louro
Sal a gosto.

MODO DE FAZER:

Em uma panela coloque o azeite e leve o alho para dourar. Acrescentar em seguida as cebolas cortadas, o tomate, o pimentão, as folhas de louro, o cheiro verde picado, e as azeitonas picadas e um pouco de sal. Deixe ferver um pouco, sem juntar água. Quando secar o líquido dos ingredientes acima, juntar o óleo, o vinagre e o caldo do cozimento da carne (mais ou menos 01 copo).

DSC03600
Em uma travessa (pirex) vá alternando os ingredientes, forrando a vasilha com o caldo de temperos, a carne fatiada (arrume bem direitinho), novamente o molho e a carne. Termine com molho. Coloque para gelar tampando o pirex com filme plástico.

DSC03604
Servir gelado, acompanhado de pão fresco.

Este prato serve como entrada, aperitivo, ou lanche da tarde. E fica melhor quando servido no dia seguinte ao do preparo.

3 comentários